Aguarde, carregando página

narrativas (des)construídas

Há um cenário independente e alternativo de produção cultural em efervescência no Brasil. Novas gerações tomaram a palavra e transformaram não apenas a política, ou a forma de se relacionar no mundo, como a maneira de contar histórias. Esta edição apresenta as tendências de produção e consumo de narrativas, mostrando a diversidade dessa cena que amplia o alcance de vozes, traz vitalidade aos meios de produção e difusão cultural e tem a tecnologia como catalisadora.

artigos

Descubra as tendências que se formam nas novas tecnologias, as expressões que se colocam no mundo pelo corpo, a arte de narrar em quadrinhos e mais

Tendências

Novas formas de comunicação reforçam a necessidade de novas formas de encarar o passado, o presente e o futuro – e assim contar novas histórias. Artigo do artista Tadeu Jungle aborda tecnologias que estão guiando as narrativas atuais, como podcast, streaming, realidade expandida e realidade virtual.

Corpo

Musa Matiuzzi reflete sobre o corpo como expressão, narrativa e performance, analisando o contexto atual de produção de conteúdo e a onda de reorganização social envolvida. A pesquisadora aponta quatro artistas envolvidas com o aspecto do corpo como performance.

HQ

Em artigo, o jornalista Ramon Vitral explica e cita exemplos de como os quadrinhos expandem a narrativa impressa desde o século 19 mesmo sem precisar de outras mídias ou do uso da internet.

postais

Em postais, conheça o trabalho de artistas, escritores, performers e ativistas que dão rosto à nova geração de narradores de suas próprias histórias

download da matéria

Mel Duarte

Karen Dolorez

Miro Spinelli

Edgar

Eduardo Hanzo

Ivan Mizanzuk

Vitoria Cribb

Maria Isabel Iorio

Keli Freitas

Sérgio Vaz

Rafael Corrêa

Verena Smit

Pedro Luis

Marília Floôr Kosby

Grace Passô

Ale Santos

Lucas Mattos e João Brant

Ryane Leão

Panmela Castro

Geovani Martins

Jessé Andarilho

Estar Morta

Rodrigo Ciríaco

podcasts

Em letras e números, um retrato da produção e do consumo de podcasts, formato que por meio do som vem atraindo ouvintes fiéis e dando voz a quem tem o que dizer. Dados de pesquisas recentes apontam perfil de quem produz e de quem consome, bem como os elementos que fazem um podcast bom de se ouvir

download da matéria

minidocs

As histórias dos personagens retratados pelos participantes da Oficina de Minidocs Paratyé

Caminho do Ouro

Américo Leres Pereira mora em Paraty há 25 anos e gosta de cuidar do chamado Caminho do Ouro, a antiga Estrada Real, na qual eram transportados objetos preciosos.

O skatista Josiel

Jovem de 17 anos, Josiel superou suas limitações físicas quando descobriu o skate.

Pintura e Artes

Pintor e artista da cidade, Julio Paraty pinta quadros com tinta guache.

Cirandeira

Laura é uma menina de 8 anos que nasceu em Paraty e gosta de dançar ciranda, uma dança típica local.

Cerâmica

Com 33 anos, Felipe dos Santos Alcântara é um dos principais nomes das artes plásticas de Paraty.

Bonecos de Carnaval

Nascido em Paraty, José Luiz Alves Cananeia, pedreiro de 62 anos, cria bonecos para o carnaval de rua.

Valdevino

Produtor rural de Paraty, seu Valdevino, 75 anos, se autodenomina “raizeiro’. Ele produz remédios à base de plantas e ervas que cultiva.

Elenildes

O filme aborda a trajetória de Elenildes, professora em dois Quilombos da região de Paraty.

Pé de tudo

As professoras Dorcilia e Miriam protagonizam o vídeo ambientado na comunidade de Ponta Grossa.

Ciranda de Tarituba

O vídeo conta a história de Lara, 17 anos, e de seu avô Pedro, de 83 anos. Ambos nasceram e cresceram em Tarituba, praia de Paraty com apenas 900 habitantes.

Carpintaria Naval

Barcos conectam a relação entre João Guilherme, pai, e Aldecir, filho, por meio da pesca e da carpintaria naval, tradição da família.