Aguarde, carregando página
Primeira Infância

Os anos iniciais de uma criança são a base do seu desenvolvimento e formação. É quando o cérebro está em crescimento e em máxima atividade. Carinho, afeto, cuidado, alimentação, brincadeira, segurança, bem como acesso à saúde e educação de qualidade, são fatores importantes durante a criação desse mais novo membro do mundo. Nesta edição do Caderno, um mergulho na primeira infância, período que compreende até os 6 anos de vida de uma criança. Por meio de artigos e entrevistas, especialistas falam sobre a importância dessa fase e como é dever da sociedade garantir atenção e políticas públicas para que toda criança possa desenvolver seu potencial e ajudar na formação de uma sociedade melhor e mais justa no futuro.

Esta edição pode ser descarregada na íntegra, em PDF.

Neurônios a todo vapor

A ciência aponta: o cérebro dos bebês é frágil no nascimento, mas é complexo e potente. Veja como ocorre esse desenvolvimento e os principais estágios da aprendizagem

Download da matéria

Primeira infância

A ONU estabelece a meta de, até 2030, assegurar a todas as crianças “o desenvolvimento integral na primeira infância, acesso a cuidados e à educação infantil de qualidade”.

Em plena atividade

Aos 3 anos, o cérebro infantil já tem 80% da sua formação definitiva e sua atividade é quase o dobro da observada em cérebros adultos. Depois disso, dá-se início a um processo de “poda neural”.

Construindo pontes

Cérebros infantis chegam a realizar 1 milhão de novas conexões neurais por segundo, determinando o desenvolvimento de habilidades de escuta, compreensão, observação e linguagem.

Atenção e carinho

Crianças que recebem atenção e afeto de seus cuidadores apresentam maior potencial de desenvolvimento de suas habilidades. Experiências negativas podem prejudicar a formação de conexões neurais.

Em tempo

O caráter plástico do cérebro vive seu auge na infância, mas vai até a fase adulta. Ou seja: ao longo dos anos, é possível reverter as consequências do déficit inicial de experiências positivas.

A humanidade em construção

Nos artigos a seguir, especialistas chamam atenção para a importância dos cuidados com a primeira infância se quisermos uma sociedade com mais saúde e estabilidade.

A experiência como estímulo

Propiciar um ambiente rico em vivências positivas é mais importante do que ações mecânicas que podem parecer instigantes, mas não têm significado nenhum para a criança

Beatriz Ferraz, doutora em Educação pela USP, com especialização em Liderança em Políticas para a Primeira Infância pela Universidade Harvard

Download da matéria

Criança em primeiro lugar

Cuidar da infância no presente significa cuidar do futuro da humanidade. No entanto, é preciso que as leis de proteção sejam cumpridas

Pedro Hartung, advogado, doutorando em Direito pela USP

Download da matéria

A cidade vista de outro ângulo

Uma cidade boa para crianças é boa para todos. Especialista defende que é preciso empatia para ver a cidade do ponto de vista delas

Skye Duncan, arquiteta e urbanista, diretora da Global Designing Cities Initiative.

Download da matéria

Com a palavra, quem cuida

Mães, pais, avós, professores, quem tem filho e quem nunca pensou em ter. Cuidadores de crianças narram, sob diversos pontos de vista, a experiência de acompanhar os primeiros anos de um bebê


Download da matéria

Quando meu filho mais velho nasceu, senti muita vontade de trocar experiências com outros homens sobre aquele novo mundo. Essa ausência dos homens na criação das crianças é algo sintomático, que reflete diretamente a estrutura da sociedade que vivemos.

Thiago Fontes Carvalho de Queiroz, 37. Criador do portal Paizinho Vírgula

Minha filha mora em Salvador e eu, no Rio. Quando minha neta ainda era um bebê, minha filha se separou do marido e ficou muito triste. Pedi para minha neta morar comigo e pensei: “Poderei dar a ela todo o amor e carinho que nunca pude dar aos meus filhos”.

Lucileda Bispo da Silva, 51. Avó de Mariana Sousa Azevedo, 5 anos

Sou lésbica e sempre quis ser mãe. Todo o processo durou cerca de um ano, desde a inseminação até o nascimento das meninas. Não tenho participação na gestação delas, mas fui eu que fiquei em casa nos dois primeiros anos para criar e fortalecer nosso laço afetivo.

Roberta Santiago, 35. Jornalista e mãe das gêmeas Olivia e Helena

Quando descobri que o Bernardo tinha síndrome de Down, eu me lembro de uma confusão de sentimentos. E nesse processo a gente acaba descobrindo que o mais difícil não é a síndrome, e sim viver em um mundo que ainda encara a deficiência como uma falta.

Marina Vargas Couto, 39. Tradutora, mãe de Bernardo, 7 anos, nascido com síndrome de Down, e Francisco, 5

Aquarela do Brasil

De norte a sul do país, desenhos feitos por crianças de até 6 anos de idade

Download da matéria

Enzo Augusto da Rocha, 5 anos,
aluno da professora Liciane Lourenço, no Colégio Senhora de Fátima (Curitiba, PR).

Como vai ser o mundo quando você crescer? "Quando eu for adulto, o mundo será cheio de araucária e gralha-azul. Porque nós estamos protegendo, elas não vão mais estar em extinção."

Athur Nascimento da Marcena, 6 anos,
aluno da professora Dione Fonseca, na Escola Municipal de Educação Infantil João Mendonça Falcão (São Paulo, SP).

Desenhe sua casa e cidade. "Eu gosto de São Paulo porque tem um monte de shopping."

Oypamaã Suruí, 5 anos,
aluno da professora Elisângela Dell-Armelina Suruí, da Escola Sertanista Francisco

Do que você tem medo? "Do wao (jacaré)."

Luiza Amaral, 4 anos,
aluna da professora Maria Kamila Justino, no Berçário e Escola Luz (João Pessoa, PB).

Do que você tem medo? "Da Cuca, do Sítio do Picapau Amarelo."

Infância em dados

Veja os principais indicadores do Brasil para a primeira fase da vida

Download da matéria

POPULAÇÃO

EDUCAÇÃO

RENDA

MORTALIDADE INFANTIL

Em pauta

O universo da primeira infância nas telas

GloboNews

Mitos e Fatos da Educação sobre Primeira Infância

Campanha | 1000 dias

A gestação não dura 9 meses, toda gestação dura 1000 dias.

Série Pais de Primeira

Na trama, Pedro e Taís formam um casal jovem que está prestes a viver a maior aventura de suas vidas: ter um filho.

Fantástico | Documentário

"O começo da vida" mostra a importância dos primeiros anos de vida